03/11/1922 - CRIADA A COMPANHIA DOCAS DE IMBITUBA

criada a CDI – Companhia Docas de Imbituba, resultado da transformação da Organização Henrique Lage, tendo Álvaro Catão como diretor. Todos os navios de carga ou passageiros da Companhia Nacional de Navegação Costeira passaram a fazer escala no Porto de Imbituba. Pelo Decreto nº 7.842 de 13/09/1941 foi feita a ordenação do registro de concessão à Companhia Docas de Imbituba para exploração comercial do Porto, tendo término previsto para o ano de 2012. Em 1942, foi concedida a permissão para realizar obras de aparelhamento e exploração de tráfego do Porto de Imbituba. Em 1981, Foi construída uma rampa para navios Ro-Ro, com 24 m de comprimento. Durante décadas o Porto de Imbituba esteve vinculado a mineração do carvão, chegando a movimentar na década de 80, cerca de 4 milhões de toneladas anuais daquele produto. A redução das alíquotas de importação e a retirada do subsídio do carvão, em 1990, acarretou o colapso da indústria do carvão catarinense. Nesta nova conjuntura, o Porto de Imbituba se viu obrigado a se transformar de mero terminal exportador de carvão para um porto polivalente (fonte: http://www.scribd.com/doc/26360129/CIA-Docas-de-Imbituba-Cnpj-84-208-123-0001-02-Dri, acessada em 2/4/2010).

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