Um facto, uma particularidade qualquer, por mínima que seja, constitue fonte de duvidas para as gerações posteras e muitas minucias que deviam influir no julgamento do futuro, não são divulgadas, não se sabe se por ignorancia dos que se encarregam dessas investigações ou por um despreso ás cousas minimas que se relacionam com a vida historica.
Quanto mais a civilização avançar, tanto mais irão desapparecendo os vestigios da historia dos nossos antepassados, cheia de attractivos, de lances heroicos, de virtudes inexcediveis e, ao mesmo tempo, impregnada de mysterios e de vacillações.
A historia de Anna de Jesús Ribeiro,a heroica Annita Garibaldi como nós a conhecemos e a desse destemido condottiere que em vida se chamou Giuseppe Garibaldi, têm, para nós brasileiros, principalmente os catharinenses,aspectos tão magnificos, tão fascinadores, que rever os gloriosos triumphos dessas duas vidas arrebatadas á immortalidade, é elevar a grandesa actual do Brasil, a sua inegualavel liberdade, os primores de suas maravilhas inexhauriveis.
Foi co o intuito de colher amplas informações sobre a vida agitada de Garibaldi e de Anna de Jesús Ribeiro, que Annita Italia Garibaldi se transportou ao Brasil.
A illustre filha de Ricciotti Garibaldi,apezar de conhecer através dos livros historicos, as façanhas destemidas de seus bravos ascendentes,veiu ao nosso paiz afim de constatar de visu os lugares que serviram de theatro á bravura de seus avós.
Palmilhando as terras generosas por cuja liberdade Giuseppe e Annita tanto combate-ram com destemor incansavel a neta desses dois cultores do civismo pretende escrever um livro, divulgando pormenores que estavam até agora envolvidos em densa penumbra e que virão enaltecer, ainda mais, o heroismo magnifico que consagrou a bravura daquellas duas almas.
Imbituba teve parte saliente nas façanhas heroicas de Garibaldi e Annita.
Foi no mar que banha estas terras que se feriu em 1839 um dos combates da esquadra de Garibaldi com as forças imperialistas, cobate esse de que resultou forçar Garibaldi a ir costeando o mar até attingir a barra da Laguna, conseguindo ali entrar e refugiar-se das forças que o perseguiam.
Foi com o intuito de colher melhores informações,que pelo paquete <
A neta da heroina dos dois mundos foi recebida neste porto pelos srs. Manoel Florentino Machado, sub-Prefeito Municipal, Uggero Pittigliani, presidente do Conselho, Olmiro Faraco, Collector Estadual, dr. Pietro Favalli, gerente da fabrica Ceramica, Darcy Linhares, encarregado da estação telegraphica e Antonio Orige, pela redacção deste semanario.
Dirigiu-se a senhoria Annita para o Imbituba-Hotel, onde o sr. Sub-Prefeito lhe fizera reservar aposentos.
Manifestando a neta de Annita Garibaldi desejo de visitar o districto de Mirim, onde passou algum tempo a sua heroica avó, foi organisada uma commissão para acompanhar a nossa ilustre hospede até ali.
As 7,30 da mamhã partiram desta villa dois automoveis conduzindo a senhorita Annita Italia Garibaldi e a commissão composta dos cavalheiros Manoel Florentino Machado, sub-Prefeito, Uggero Pittigliani, presidente do Conselho, padre dr. Cesar Rossi, Olmiro Faraco, Collector Estadoal, Luiz Dutra, 1º machinista do paquete <
Depois de uma ligeira refeição na residencia do ver. padre dr. Cesar Rossi, a senhorita deu um rapido passeio pela povoação de Mirim, batendo algumas chapas photographicas.
Momentos após, novamente na residencia do padre dr. Cesar Rossi foram inqueridos alguns remanescentes de antigos tempos,ali residentes, como os srs. Alvaro Hilarião Pacehco, Manoel Custodio e a velhinha d. Anna Machado,a respeito de factos que se relaccionam com a vida de Annita e Giuseppe Garibaldi,de que as referidas pessoas tinham conhecimento.
As 11 horas da manhã regressou a commissão a esta villa com a senhorita Annita Italia Garibaldi,que ficou agradavelmente impressionada com a excursão.
- O sr. Hercilio Menezes, aqui residente offereceu á senhorita Annita uma bala que servira num dos canhões da esquadra de Garibaldi.
- A neta de Annita Garibaldi seguiu para a cidade de Laguna, pelo trem de ante-hontem, tendo concorrido bota-fóra.
A’ senhorita Annita Italia Garibaldi almejamos muitas felicidades na nobre missão que a trouxe ao Estado de Santa Catharina.” (Fonte: Jornal Imbituba, Anno V, nº 239, de 26 de janeiro de 1929, 1ª página).
Nenhum comentário:
Postar um comentário